O TwinDEEPS está empenhado em adotar os padrões mais elevados de gestão de dados de investigação marinha, ao estabelecer uma forte colaboração entre o CIIMAR e o AWI. Através desta colaboração, o CIIMAR beneficia da vasta experiência do AWI na gestão de dados de investigação marinha, recebendo apoio, mentoria e formação para implementar as melhores práticas de gestão de dados.
Garantir que os dados de investigação são acessíveis, localizáveis, interoperáveis e reutilizáveis é essencial para reforçar o conhecimento científico em investigação marinha. As membros do TwinDEEPS, Maria Paola Tomasino (Coordenadora do Gabinete de Gestão de Dados e Ciência Aberta do CIIMAR) e Carolina Ventura (Gestora de dados do TwinDEEPS), dedicam-se a apoiar os investigadores do CIIMAR na adoção de práticas de gestão de dados alinhadas com os princípios FAIR. Prestam apoio na elaboração de planos de gestão de dados ao longo de todas as fases do ciclo de vida dos dados, garantindo que a informação se mantém correta, rastreável e acessível ao longo do tempo, apoiando investigação de elevada qualidade e a preservação a longo prazo do conhecimento científico.
As práticas de gestão de dados implementadas estão alinhadas com orientações internacionais, incluindo as fornecidas pelo International Oceanographic Data and Information Exchange (IODE) da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC) da UNESCO: Guidelines for an Ocean Project or a Programme Data Management Plan. Estas orientações reforçam a importância de ter planos de gestão de dados bem estruturados, que assegurem que os dados são devidamente documentados, partilhados e preservados, contribuindo para reforçar a capacidade global de gerar conhecimento fiável, FAIR e de elevado impacto.

Ilustração: Open Science Training Handbook